Passo 1:
Existem vários tipos de material com metodologias de implementação específicas. Os andaimes fixos, os andaimes de rodas, os andaimes suspensos e os andaimes mistos. Existem também tipologias distintas, como o material de fachada e o multidirecional, mais adequado à industria.
Passo 2:
O Processo de montagem do andaime começa pela preparação da base. Nesta fase é fundamental a verificação do tipo de solo, quanto à sua consistência, resistência e nivelamento . Recorrendo a bases ajustáveis , consegue-se contornar algum desnível e risco que possa decorrer dessa característica do terreno.
Em relação à consistência do solo, quando esta suscita alguma reserva, consulta de um técnico especializado, para aferir a sustentabilidade do mesmo, é o procedimento adequado. Geralmente a solução passa por colocar estruturas mais amplas (Ex. tábuas, para distribuir o peso do andaime por uma área maior).
Passo 3:
Após a colocação da bases são colocados os prumos (peças verticais), nas quais se engatam as travessas e as diagonais. Nesta fase deve-se recorrer a dispositivos de medição calibrados, nomeadamente um nível, para aferir o nivelamento da estrutura.
Depois, no topo da estrutura são colocadas chapas ou alçapões com escada criando a plataforma de trabalho. Em seguida colocam-se as proteções coletivas ( guarda corpos e rodapés) e procede-se à amarração, para que a estrutura base do andaime fique completa.
Passo 4:
teste passo 4